Por que imprimir um livro?
Quem, ainda nos dias de hoje (2021), ainda lê um livro em pape? O que motiva escritores de várias partes do mundo a ainda produzirem seu material impresso e não apenas disponibilizar na internet?Exigir que as pessoas pratiquem leitura como há 50 anos é brigar contra a agilidade da tecnologia e com as tendências do mercado. É bem provável que o livro passará a desempenhar um função mais de arte do que como material de informação.
Para que essa ideia se firme, as pessoas, sendo elas escritores profissionais ou não, terão que aprender a atingir um publico alvo específico e fazer do produto impresso um complemento do digital. Em abril deste ano (2021), a PublishNews e a Posigraf, promoveram um Webinar sobre os benefícios de se trabalhar com a Realida Aumentada (RA) nos livros impressos com os profissionais Pablo Funchal e Vicente Vieira.
Como benefício para essa nova forma de pensar podemos citar dois pontos que serão indiscutíveis: 01) o livro deixa de ter imagem estática para apresentar movimento; 02) com isso a informação pode mudar de acordo com cada atualização e descobertas que for relevante para aquele material já que pode ser reprogramado.
Aqui na Gráfica GSA imprimimos o Livro Expedição Lost Lander – 232 dias pela América do Sul que usou bem esse conceito. O livro é um diário que conta a viagem feita de moto pelo autor Raphael Girelli e a cada final de capítulo o leitor encontra um QRcode que mostra fotos daquele momento específico. Raphael conta que o objetivo é que ao ver as fotos a pessoa consiga se inserir na viagem, sentir um pouco mais da experiência. No nosso bate papo, ele comenta que tem a intenção de adicionar mais mídias no futuro.
Veja alguns casos de impressos já utilizado e nos diga qual a sua opinião.
Casos de Realidade Aumentada
- Livro #eraumavez – Realidade Aumentada
- Casal desenvolve livro ‘mágico’ que usa realidade aumentada
- Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia
Fonte