RGB vs CMYK
Essas siglas representam padrões de cores. O “R” (Red) “G” (Green) “B” (Blue) refere-se a um padrão de cores baseado na emissão de luz utilizado em televisões, monitores e telas em geral, enquanto o “C” (Cyan) “M” (Magenta) “Y” (Yellow) “K” (Black) baseia-se na sobreposição das cores e é utilizado nas impressões offset, jato de tinta, flexografia, serigrafia e tantos outros.
Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta alterações na tonalidade das cores ao ser impressa que ficam mais opacas do que quando vistas na forma digital. A partir das cores básicas dos padrões é possível obter uma infinidade de cores misturando-as em porcentagem.
Ao criar o design para um formato é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado para se obter o melhor resultado da imagem, a mudança de configuração no meio ou final do projeto faz com que exista alterações de tonalidade.
Além do CMYK e do RGB existem vários outros padrões de cores, como o Pantone. Neste caso ao invés de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, há uma tinta para cada cor que será utilizada na impressão.
Fonte: