E Quando seu Envelope Está mal Colado?

Na verdade o enrugamento do papel não está relacionado com o procedimento, com ato de colar ou manuseio do profissional com o material. O enrugo é causado pelo encolhimento das fibras do papel durante a secagem deixando-o com o aspecto franzido.

  • Algumas características contribuem para que isso aconteça:
    – papeis com pouca capacidade de absorção (tais como couche);
    – papeis com baixa gramatura que acabam absorvendo mais umidade do que o necessário. Gramaturas acima de 120g já minimizam esse problema e se a colagem for automática facilita ainda mais o controle da quantidade de cola e, consequentemente, o excesso de umidade;
    – excesso de cola;

O ideal é conseguir utilizar um papel que tenha alta capacidade de absorção e de alta gramatura. Isso não quer dizer que devemos abrir mão dos papéis calandrados como os couches e papéis especiais. Muitas vezes usa-se como recurso a colagem com fita dupla face que elimina de vez a possibilidade de enrugamento por não ter água envolvida no processo como a cola.

Quando optar por essa solução, que também é utilizada em papéis com acabamento especial como a laminação, deve-se ficar atento quanto ao prazo e o custo. Esse tipo de acabamento é mais lento na produção e com um custo também elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite aqui

Ligue para nós ou preencha o formulário abaixo e entraremos em contato. Nós nos esforçamos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.
0
    Orçamento
    Orçamento vazio
    WeCreativez WhatsApp Support
    EQUIPE COMERCIAL
    Como podemos de ajudar?